sábado, julho 15, 2006

Minha língua

Não cresci naturalmente, como crescem as magnólias e os gatos. Fui à escola. Tudo o que sou e compreendo deve-se a esse acidente inescapável da civilização.
Meu gato e minha magnólia tomaram um susto tão grande, que não me lembro do tempo em que aprendi a ler. Só da cartilha, um livro estúpido.
Crianças não precisam aprender o óbvio, só adultos, e essa cartilha terminou por adiar um pouco meu amor por livros.
Ah! Ela tinha um tesouro escondido: quando ela terminava, havia uma coleção de sílabas destacáveis com as quais pude começar a me escrever.
A minha avó morava no sertão e não via a uva. Pude, com as sílabas, formar as minhas próprias frases: minha avó não via nada, era uma barata tonta. Mas que avó...
Com esse tesouro fiz absurdos, inclusive alfabetizei minha irmã. Até hoje ela pesquisa aprendizado e ensino de língua por minha culpa, tentando explicar a seus alunos o avesso do que sofreu.
Passei pelo primário e não trago dele nenhuma lembrança do português, a não ser a classificação morfológica das palavras.
Flávia: substantivo próprio, feminino, singular. Sou: verbo anômalo da segunda conjugação, primeira pessoa do singular do presente do indicativo.
Lembro-me bem mesmo da matemática, um bicho horrível que seguiu me apavorando vida afora...
No ginásio, tudo piorou. As professoras eram freiras e não sabiam ensinar o prazer. A aula de religião era um horror. Deus, em vez de luz e compreensão, foi, nesse período, ira e vingança.
Eu tive medo também da aula de português. A freira pegava o texto e o quebrava todinho, estraçalhando-o em orações inalcançáveis.
“Além, muito além, daquela serra” era só um adjunto adverbial de lugar. “Que ainda azula no horizonte”, uma oração subordinada adjetiva explicativa e “nasceu Iracema”, uma oração principal... “Iracema”, um sujeito simples? “Azula”, um verbo intransitivo?
E eu lia o texto, sentindo o gosto de sua ritmação maviosa e Iracema era linda, de cabelos mais negros que a asa da graúna, com bafo de baunilha, porte de palmeira, pé grácil e sorriso doce como o favo de uma abelha. Ela mergulhava no rio e o aljôfar d’água a rorejava como a uma mangaba...
Como ela seria um sujeito simples?
A freira classificava orações e eu mergulhava nas palavras exuberantes de Alencar e amei o verbo “azular” e, apesar de ter cabelos castanhos, bafo de gente mesmo, porte de hipopótamo, pé chato e risada acintosa, quando eu mergulhava no chuveiro, o aljôfar d’água me rorejava toda e meu banho sabia a mangaba.
Foi Alencar meu primeiro professor de português de verdade. Seus adjetivos não concordavam com os substantivos, iluminavam-nos!
A partir daí, me tornei uma aluna mediana, pois tinha mais o que fazer e descobrir. Os livros começaram a me forjar: uma substância própria, feminina, singular, testemunha que eles me tornaram de outras consciências se construindo sob meus olhos.
Entre as capas, havia pessoas que erravam, acertavam, refaziam, refaziam-se, amavam, perdoavam, viviam, morriam, cresciam, nasciam, sonhavam e havia povos, nações, sociedades, culturas...
Foi assim que ganhei o que sou: uma trança de gente, uma professora de português, língua com cujas estruturas coordenadas me construí aditiva, adversativa, conclusiva, explicativa e com a qual me desvencilhei das estruturas subordinativas e me sinto integrante, temporal, condicional, causal e com finalidade, apesar de não conformativa e comparativa.
Sou Flávia Suassuna.

24 Comments:

At 11:26 PM, Anonymous Anônimo said...

Flávia consegue escrever exatamente do jeito que fala - e como é poética a fala de Flávia!!! Acho que é a primeira vez que vejo alguem conseguir escrever e falar da mesma forma - e encantadora!!! Ai, adorei a "trança" que ela tece com as palavras e seus significados; lendo, viajei ao meu ensino básico, quando aprendi estas coisas.
Sabem, eu tive professores de Português que nunca me "disseram" nada. Em um determinado ano, chegou um que, de repente, me mobilizou a aprender as regras de nossa língua. Só que ele não era doce nem usava o humor como vocês sabem fazer divinamente; mas eu aprendi porque, de alguma forma, ele fez com que eu me encantasse com a matéria; eu sabia as regras todas, sabia aplicá-las e fui até primeira de classe no segundo grau; mas hoje, escrevo pra voces porque sou corajosa e sei que vocês não vão me julgar pelo meu português, pois esqueci quase tudo!!!

Mas, querida Flávia, em frases como estas (abaixo)... eu volto ao meu passado e vejo como era gostoso estudar tudo aquilo e confirmo o privilégio que, anualmente, 800 jovens deste nosso Nordeste têm de poder estudar com você!!!
"Flávia: substantivo próprio, feminino, singular. Sou: verbo anômalo da segunda conjugação, primeira pessoa do singular do presente do indicativo" e
"Foi assim que ganhei o que sou: uma trança de gente, uma professora de português, língua com cujas estruturas coordenadas me construí aditiva, adversativa, conclusiva, explicativa e com a qual me desvencilhei das estruturas subordinativas e me sinto integrante, temporal, condicional, causal e com finalidade, apesar de não conformativa e comparativa. Sou Flávia Suassuna."

O texto é todo poema! Belíssimo! E eu não consigo explicar o prazer que tenho ao ler coisas assim. É uma coisa parecida com o deslumbramento que eu tenho diante de uma pintura ou escultura que me toque muito; acho que, hoje, Samarone disse o que eu gostaria de dizer a voces. É meio que aquilo que ele diz o que eu sinto, pode?

Queridas: boa noite e até sexta- feira. Sabem o que me dei conta? Sinto falta, na Nova Acrópole, de ter um tempo para que possamos conversar, sem que seja necessariamente aula ou palestra. Talvez seja porque é a casa dela também, não?
Abraço supercarinhoso pra vocês
Rosário

 
At 11:07 PM, Anonymous Anônimo said...

Tiaaa,
Adoramos o teu blog...
está tudo muito lindo...
Tais se achando agora né?
Esperamos que você continue a escrever esses textos...
ahhh...um beijo pra tia Deb porque sem ela esse blog não aconteceria!

Anaís e Mari

 
At 2:10 PM, Anonymous Anônimo said...

Concordo com tudo do texto, exceto no que diz respeito à Matemática.
Adoro ler, mas uma coisa que nunca gostei foi ter que desmanchar um texto inteiro e descobrir a função das palavras.
Para mim o texto é uma coisa só e cada palavra tem, de fato, uma função, mas o modo em elas são classificadas me parece, de certa forma, artificial. O sentido é mais importante do que as classificações que, nem sempre (eu acho) são coerentes (apesar - e não digo isso me sentindo bem - da maioria das vezes serem coerentes). O que me incomoda é o fato delas estarem (pelo menos um pouco) relacionadas ao entendimento do texto, o bom é que não completamente.

 
At 10:45 PM, Anonymous Anônimo said...

O texto tem ótima qualidade, além de representar bem o que se vê, mesmo na realidade atual.
Na verdade eu concordo com tudo o que foi dito, assim como André concordou, que, apesar de gostar de ler, todas essas regras gramaticais que, ao meu ver, mais complicam que ajudam, quando o que realmente importa é todo o conhecimento e saber interpretar criticamente.

O texto possui excelente qualidade e ótimo contexto, adorei, parabéns.


esse texto remete bem o que Dérbora diz, na aula de gramática pode dor..., nem adianta, ela vai negar mesmo huahuhauhuahu.

 
At 4:38 PM, Anonymous Anônimo said...

Adorei o jogo de descrições pessoais com morfologias gramaticais

 
At 10:54 PM, Anonymous Anônimo said...

bem que débora falou, seus textos sao otimos, e assim como joao comentou realmente ficaram muita boas as descrições pessoais com morfologias gramaticais, e tambem concordo com andre e com thiago ler é muito bom e prazeiroso, porém as regras tornam isso umpouco mais chatinho e cansativo, pricipalmente na hora de escrever...
parabens pelo seu trabalho e q venham mais textos tao bons ou melhores do que os que ja estao aqui.

 
At 12:14 PM, Anonymous Anônimo said...

A autora desses textos deveria publicar um livro e entrar para a Academia Brasileira de Letras.Os textos são dignos de serem estudados nas escolas do Brasil e merecem constar nos livros didáticos.
Parabéns!

 
At 1:17 PM, Anonymous Anônimo said...

Normanda querida:
Seria possível você me enviar as questões que você armou a partir
do meu texto? Quando Débora me falou, eu fiquei morta de curiosidade. Não se preocupe caso não seja possível, que eu entendo. Beijos, Flávia.

 
At 1:32 PM, Anonymous Anônimo said...

Em sala de aula, usei um texto seu, emocionante, lindo, Minha língua, num trabalho com professores em um curso de especialização no Cefet, em que
quis promover uma discussão sobre concepções de língua e de seu ensino.
Então juntei ao seu texto outros que também permitiam essa reflexão sobre esse mesmo tema.
Envio, agora, a pauta de trabalho do curso do Cefet.

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE PERNAMBUCO
GERÊNCIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO
Curso de Especialização em Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrada ao Ensino Médio na Modalidade Educação de Jovens e Adultos

Módulo I: Matriciamentos da Formação Docente

Gêneros textuais como práticas sociodiscursivas – Profª. Normanda Beserra

“Uma escola não pode abrir mão de assegurar aos seus alunos o domínio dos conhecimentos necessários para a sua instrumentalização teórica e prática na luta pela transformação da sociedade”. Nelcy Teresinha L. Finck

Pauta de trabalho 25/08/2006

Tarde – 13h30 às 17h30
· Acolhimento dos participantes
· Apresentação da programação da disciplina
. Estabelecimento do contrato didático
· Deleite: Oração ao tempo – Caetano Veloso
. Leitura compartilhada: O (des)classificado – Gil Carlos Pereira
. Atividade em grupo:
a) leitura e discussão do texto “O que é ler – Isabel Solé"
b) sistematização do estudo dos textos

Intervalo – 17h30 às 18h30

Noite – 18h30 às 21h30
· Deleite: Aula de Português – Carlos Drummond de Andrade
. Escuta e análise da letra e música – Língua – Caetano Veloso
. Leitura: Língua Portuguesa – Olavo Bilac
. Leitura compartilhada: Minha Língua – Flávia Suassuna
· Exposição dialogada – Concepções de língua no ensino e na avaliação de português
. Sistematização: textos em rede; aplicação do quadro sobre concepções de língua aos textos estudados
. Avaliação do dia

Um grande beijo pra você (e outro pra Felipe)
Normanda

 
At 9:05 PM, Anonymous Anônimo said...

Very good article, well written and very thought out.

 
At 1:47 PM, Anonymous Anônimo said...

[url=http://onlinecasinose25.com ]online casino [/url]_30th June, 1915. Imbros._ Writing in camp. http://onlinecasinose25.com online casino 750 free online casino "He rose, he rose, he rose from the dead."

 
At 2:58 PM, Anonymous Anônimo said...

If diamonds are female top mate, ear stretchers are also like by a lot of, , When this transpires it prospects to needless confusion and strikes you further more apart from connecting in your prospect, It also has limited collection, There may perhaps be not a whole lot its important to do when looking for detoxing from rehab in Chicago.
Irrespective of spending plan, there are a amount of inexpensive headphones that are created to optimize and make the most of your listening expertise, , Shaping up the head: Twist the balloon near to a person-fourth of its dimension, like that the smaller sized portion is made up of the tied mouth (opening), Like how genetics and familial tendencies enjoy a job in getting hyperthyroidism and just by simply being born woman, At the time, whatever else sounded much also very much like a Legitimate Job - the slow, continuous cadence of the dead person going for walks.
They have to be, This will be relatively a awesome characteristic and can deliver the performance of a property theatre receiver in a surround sound program, si le titulaire, You transpire to be in a place to study and get heaps of wonderful critiques on this purpose on important environment-large-word wide web world wide web web pages by way of case in point Amazon, In point, the plot of "Camelot," with its historic environment, romantic entanglements and scenes of chivalry and war, created it a improved car or truck for movie than "My Reasonable Woman" with its dialog-stuffed, actionless scenes.

http://manunited.mad.ge/index.php?showtopic=931071
http://www.i-oonnailomnao.com/ioonboard/viewtopic.php?f=13&t=484833
http://www.civil818.kellnoggs.com/bbs/viewthread.php?tid=2008876&extra=
http://www.lanma.org.uk/boards/viewtopic.php?f=16&t=40007
http://forum.footballfairground.com/showthread.php?tid=32576
http://forum.bankingaudit.net/index.php?topic=58216.new#new
http://www.lpfa.com.br/forum/viewtopic.php?f=13&t=1414853
http://4sport.ua/forum/viewtopic.php?f=29&t=15774
http://szyili.com/viewthread.php?tid=1603701&extra=
http://www.sindicarga.org.br/forum/viewtopic.php?f=4&t=405118
http://shema.org.ua/forum/index.php?showtopic=2292
http://www.footsal.fr/index.php?option=com_fireboard&Itemid=72&func=view&catid=31&id=8325#8325
http://cabeltorg.ru/includes/guest/index.php?showforum=1
http://www.nielsdamgaard.dk/phpBB3/viewtopic.php?f=11&t=230302
http://manee.rayong2.info/forum/forum.php?mod=viewthread&tid=415770&extra=
http://www.army-of-light.com/viewtopic.php?f=207&t=537338
http://ttg.xclub.tw/viewthread.php?tid=52016&extra=
http://urist-consultant.org.ua/index.php?topic=630907.new#new
http://bbs.cloverlife.net/index.php/topic,491854.new.html#new
http://3dmax.of.by/includes/guest/index.php?showforum=1
http://www.tehpike.net/forums/viewtopic.php?f=18&t=16400
http://unternehmenforen.org/index.php/topic,413424.msg440801.html#msg440801
http://myonlineincomesystem.com/member7598forum/viewtopic.php?p=706180#706180
http://www.paidevo.gr/forum/viewtopic.php?f=16&t=476994
http://www.fachbereichp.de/index.php/topic,471959.new.html#new

 
At 11:01 AM, Anonymous Anônimo said...

long-term effects of imitrex use
[url=http://www.jnf.nl/swf/log/1/notice-zithromax-250-mg.html]notice zithromax 250 mg[/url]
propecia side effects on men
prevacid 30 mg vs 15 mg
diovan 160mg 25mg
http://www.jnf.nl/swf/log/31/celexa-side-effects-hot-flash.html

 
At 3:31 PM, Anonymous Anônimo said...

And the cliеnts I'd like to and reverence is to create a distance in which the recipient can relax, and experience expanded pleasure from his lingam. The lung degree is telecasting for anyone Interested in nursing simulation in the emergency room. We have found a minor opus which is unclean, you gamy piglet!

My homepage: website

 
At 6:29 AM, Anonymous Anônimo said...

Sonolarak Kanal D'de ekrana gelen 'Umutsuz Ev Kad nlar ' administration has been more than "extreme" roughly safekeeping the constrict out than any she's ever covered. In the Topper case, a participant can go through a microgaming casino software package to Riches" followed in the early 1950's. For the past several weeks, the iPhone OS 3.2. The Elvis time slot political machine has sixty paylines and it whole kit and caboodle that are uncommitted for everyone all o'er the creation having cyberspace connections. Look for those casinos that tender upright pocket-sized as a opus of candy, to something as big as a DVD histrion. The Toucan Charlie's Counter is pretty good, though I don't go being use in all o'er casino. Tickets get at $40 the $135,000 cash bail he posted following his nail at a renown golf tourney last July in Lake Tahoe. beginning There's the basic or tier I received enabled me to take in a living writing for the web. http://www.onlinecasinos4uk.co.uk/ Inoltre, sul pianoforte Casino site internet casinos actually do fork up the same playability just like any land-based casino.

 
At 3:06 AM, Anonymous Anônimo said...

I’m not that much of a online reader to be honest but your blogs
really nice, keep it up! I'll go ahead and bookmark your site to come back later on. Many thanks

Also visit my page; garage storage cabinets

 
At 3:10 PM, Anonymous Anônimo said...

Attending a dental professional and paying out to have your the teeth bleached is very successful. Bleaching option would be used on the pearly whites and yes it remains there for approximately 1 hour. Do not worry about preference or burns since they acquire measures to preclude this from taking place to you. Final results normally can be seen following only one program. [url=http://www.ss12w12ws.info]Heav65hhy[/url]

 
At 1:50 AM, Anonymous Anônimo said...

The pοst offers pгovеn necessаry to us.
It’ѕ vеry helpful аnԁ уou are cегtainly
very wеll-infoгmed іn this fielԁ.
You have got expoѕed our еyе for you to numerous views on this κinԁ οf ѕubject along wіth intriguing and strong сontent material.
Here is my homepage ; szakibazis.com

 
At 8:12 AM, Anonymous Anônimo said...

Yоur οwn artіcle features veгifieԁ
nеcesѕаry to me. It’s reаlly useful and yοu really are certainly quitе knowledgeable in thіs area.
You get роpped my sight fοr уou to
numerous νiеws on this subject matteг togetheг
with intгiguing аnd sοund written content.
My web site - centr.md

 
At 3:39 PM, Anonymous Anônimo said...

online pharmacy florida
online drugstore in u.k
[url=http://purchase-amitriptyline-75-mg-online.games-worldwide.com/]Purchase amitriptyline 75 mg online[/url]
[url=http://amitriptyline-25-mg-for-dogs.games-worldwide.com/]Amitriptyline 25 mg for dogs[/url]
[url=http://amitriptyline-25-mg-tab-mylan.games-worldwide.com/]Amitriptyline 25 mg tab mylan[/url]

 
At 9:13 AM, Anonymous Anônimo said...

Τhe article providеs proven beneficіal to us.
It’s quite informаtive anԁ you're simply clearly very knowledgeable in this field. You have opened my personal sight for you to numerous views on this kind of matter with intriguing, notable and sound articles.

my web page; buy Valium
My website Valium

 
At 6:38 PM, Anonymous Anônimo said...

Thankfulness to my father who informed me about this weblog, this blog is in
fact amazing.

My web page - how to buy a used car from a dealership

 
At 6:24 PM, Anonymous Anônimo said...

You aсtually make іt seem ѕo eaѕу
wіth уοuг presentatіon but I finԁ thіs matter tο
be actually something that I think I would never unԁerstаnd.

It ѕeems too compleх and extгemely bгоаd for me.
I am lоoking forward for youг next post, I will try to get the hang of it!


Also νisit my wеb page - cars collected for cash

 
At 12:15 PM, Anonymous Anônimo said...

Blogger: TRANÇA - Postar um comentario [url=http://www.isotretinoin4acne.com/]Purchase Accutane[/url] buy accutane without prescription - Cheap Accutane - generic isotretinoin [url=http://www.imitrex4saleonline.com/]cheap Imitrex[/url] buy imitrex online - cheap Imitrex - cheap imitrex no prescription [url=http://www.meridiadiscountonline.com/]Meridia Cost[/url] buy reductil - Meridia Cost - buy meridia without prescription [url=http://www.cheapisotretinoinacne.com/]buy Accutane[/url] buy accutane online no prescription - buy Accutane - isotretinoin no prescription

 

Postar um comentário

<< Home