terça-feira, maio 29, 2012

Corpo

O corpo é
o código
do presente.

Despido do passado ou
desistido do futuro,
tem
a beleza
do instante!

Vive entre mistérios
e não sabe
o sentido da vida,
rio que,
atravessando este mundo,
passa por dentro dele.


Espelhos

A esta altura
aprendi a
ser quem sou.

Não no de vidro
que não guarda
o passado.

Mas no espelho
da água
que não para nunca de passar...


Conclusão

Há um secreto milagre de ser
no fundo escuro do mar.

Portanto
deve haver outro maior
no enigma desmedido do céu.


A Fábio.

2 Comments:

At 7:35 PM, Anonymous Gabriel Nascimento said...

A redação é, por excelência, a prova mais completa. Diferentemente das outras provas, ela exige do aluno um conhecimento global, que não resulta simplesmente do "saber didático", mas sim, aquele conhecimento que, junto aos conteúdos assimilados ao longo da formação escolar, consegue observar a sociedade numa perspectiva crítica, relacionando os fatos e os saberes.

Desse modo, estudamos redação não com a única finalidade de aprimorar nossa escrita, mas com o interesse de compreender e entender com maior profundidade os fatos sociais: saber o porquê de eles estarem acontecendo, ter uma visão crítica sobre eles e buscar intervir nessas situações, lançando mão de propostas que os solucionem.

Ao contrário disso, tem-se insistido, veementemente, em reduzir a importância da redação a um plano mínimo, adotando um sistema simplista de ensino, com as chamadas "fórmulas mágicas" que acabam por "mecanizar" a escrita. As fórmulas não levam em consideração todo o processo de criação de uma redação, que exige um grande esforço e conhecimento global. Além disso, tais fórmulas desestimulam e "sedentarizam" ainda mais os estudantes, já marcados pelo comodismo.

Diferentemente das fórmulas mágicas que mecanizam o processo da escrita e limitam o pensamento do aluno, em minhas aulas de redação, vejo minha perspectiva de mundo sendo ampliada, aguçando meu senso crítico frente às propostas redativas que são lançadas.

Para além de uma matéria escolar ou acadêmica, a redação é um instrumento de troca, de evolução e de crescimento pessoal. Não podemos, portanto, "nivela-la por baixo" ou mediocrizar o seu ensino.

Tenho o prazer de estudar com Débora e Flávia, profissionais de primeira grandeza que, com compromisso e verdade, têm preparado para o mundo grandes profissionais e verdadeiros cidadãos.

 
At 8:58 PM, Anonymous Fábio said...

Mistérios do mar. Mistérios do céu.
E o horizonte, onde se encontram, que mistérios aquela linha guardará? Você já responde no vão entre as estrofes.
Estrofe do céu. Estrofe do mar.
Seu texto é sempre um carinho grande. No papel ou na tela: Florbela Afago.
É bom saber que os espelhos das águas já te ensinaram a ser quem é, pois é bonito vê-la sendo. Obrigado.

 

Postar um comentário

<< Home