quarta-feira, setembro 30, 2009

Segunda de primeira

Minha última segunda-feira foi abençoada.

De manhã, meus alunos do terceiro ano do Colégio Único me disseram que eu seria a professora homenageada na formatura, e exultei de contente!

Durante a tarde, chegou um aluno no atendimento de redação, sem texto na mão. Ele disse que tinha vindo contar uma história:

− É que eu entendi tudo por sua causa... Eu e minha mãe vínhamos andando e um homem esbarrou nela. “O senhor devia pedir licença ou desculpa...”, ela disse. Aí o homem bateu nela e, quando fui defendê-la, apanhei também. Telefonamos para o meu pai, que é policial, e ele estava numa viatura, bem próximo. Anotamos o número do ônibus em que o homem subiu, meu pai interceptou-o e ele foi preso. Tínhamos testemunhas e tudo, professora; fomos à delegacia e prestamos queixa. Vim agradecer a você, porque, quando o ouvi dizer que era vigilante, só me lembrei de Prudêncio, o escravo de Brás Cubas, e da aula sobre Machado de Assis que a senhora me deu. E vim agradecer... Eu não teria entendido nada, professora, nem saberia o que fazer sem você... Minha mãe queria parar no meio da história, mas eu lhe disse que aquele homem precisava de um freio, seria perigoso deixá-lo sem a compreensão dos limites de sua função.

− Na verdade, devemos, os dois, agradecimentos a Machado, meu filho – eu disse, achando o menino corajoso, perspicaz e articulado.

De noite, quando minha aula terminou, outro aluno veio falar comigo:

− Tenho dois amigos que dão aulas num pré-vestibular para alunos de baixa renda em Afogados, o bairro onde moro, e eles me disseram que estavam tristes: seus alunos não iam poder fazer vestibular para a Federal, porque não tinham condições de pagar a taxa de inscrição. Eu não entendi e eles me explicaram que só os alunos do terceiro ano de escolas públicas tinham direito à isenção. Logo, como eles não estão matriculados, pois já concluíram o ensino médio, não têm direito a ela. Eu achei aquilo um absurdo! Fui ao Ministério Público, abri uma ação, e uma juíza deu sua sentença favorável a mim, ou seja, aqueles alunos poderão fazer a inscrição gratuitamente. Usei os princípios da igualdade e da causalidade na minha argumentação! Só estou contando isso porque eu queria dedicar essa história toda a você, que me tornou melhor este ano.

Confesso que tudo isso, junto, me fez chorar. Não é todo mundo que tem o privilégio da própria justificativa numa segunda-feira, o dia mais sem graça da semana.

Na verdade, este texto é um agradecimento a esses meninos maravilhosos que, nesse mundo bruto e sem sentido, conseguiram compreender o que os cerca e interferir no correr dos fatos, sendo sujeitos de suas vidas e, mesmo tão novos, alcançaram tão corretamente a vida de outras pessoas...

Estou obrigada a esses meninos, por tornarem não só eu mesma melhor, ouvindo em cada um deles o eco das batidas do meu próprio coração, mas também por começarem a viver tentando tornar o mundo inteiro melhor na ação de cada dia.

Neste mundão pragmático e materialista, é bom ouvir falar da arte como acervo viável para o compreender e o estar no mundo. Não é para todo mundo o entendimento dessa ferramenta irrenunciável e substantiva para lidar com a pluralidade e a singularidade, ao mesmo tempo – tarefa que nosso tempo simplificador e uniformizador parece ter desistido de cumprir.

O problema é que elas estão aqui dentro de nossa humanidade e pulsam, principalmente depois que o século dos extremos passou e navegamos na imprecisão e no relativismo do século XXI.

Uma balança de dois pratos é a minha utopia: sou pela diferença, se a ameaça for a uniformização; pela igualdade, se o perigo for a injustiça.

Sem a Literatura, lugar de interlocução entre o singular e o plural, minha utopia não se realizará. Se eu não for capaz de explicar tudo isso aos meus alunos, também não. Mas parece que, de vez em quando, acerto.


A Saulo e Denis, que, como diz João Cabral, são “como um caderno novo quando a gente o principia”.

23 Comments:

At 8:47 PM, Anonymous Mônica Modesto said...

A beleza e a magia da nossa segunda feira é a nossa atitude de cada dia que constrói! Em nada devemos esteriotipar que é "sem graça" e sempre agradecer por mais um dia em que tivemos a oportunidade de crescer, ensinar e aprender... sim aprender... porque um dos bens mais valiosos que temos é a oportunidade de está sempre aprendendo!!!!


Estava me lembrando das aulas de "portugues da vida" que me davas e do quanto tive a oportunidade de crescer atraves dos teus ensinamentos, hoje, dentro da universidade sei o valor que devemos dar a esses mestres que são responsáveis pelo que somos hoje!


Saudades!!!!

 
At 11:53 PM, Blogger Daniela Falcone said...

Professora! Confesso que você também me fez ver o mundo, ou ao menos o ambiente onde vivo, de forma diferente. As passagens literárias lidas em suas aulas mais que muitas vezes já alegraram uma segunda-feira chata do meu dia-a-dia.
Estou esperando muito pelo seu discurso na formatura do Único, estou muito curiosa! hahahaha

 
At 6:53 PM, Anonymous João Lins said...

Olá. Fui seu aluno em 2008 no colégio Idéia.

Dá uma passada no meu blog, talvez a Senhora se interesse pelo conteúdo.

Estamos montando um projeto: Vidas não tão Secas.

http://vidasnaotaosecas.blogspot.com

Qualquer ajuda é bem vinda.
Obrigado.

 
At 1:39 PM, Blogger Daniela Falcone said...

"por tornarem não só eu mesma melhor, ouvindo em cada um deles o eco das batidas do meu próprio coração"

Lindo.
Com CERTEZA a senhora nos torna MUITO melhores a cada aula.

 
At 3:25 PM, Blogger Unknown said...

Flávia, que palavras lindas! Agora que conheço seu blog passarei a ser uma visitante assídua!
Grande Beijo

 
At 3:42 PM, Anonymous Anônimo said...

Flávia
você inspira as pessoas a serem melhores, onde quer que esteja! Parabéns por mais uma demonstração desse seu Dom Especial !
OBS: enviei um e mail pra voce. Leia sem falta, ok?
Abraço carinhoso
Rosário

 
At 9:19 PM, Blogger Unknown said...

Flávia, não há no mundo pessoa que saia da sua aula do mesmo jeito que entrou!Sou aquele seu aluno do curso que vai fazer letras lembra?
beijo grande.

 
At 5:49 PM, Blogger Diego Garcia said...

Não dá pra agradecer se não em mão dupla. A senhora não tem noção do quanto minha vida mudou, mas mudou mesmo, depois das suas aulas. Parece que o mundo passa a ter mais compartimentos; pontos de vista diferentes são sempre importantes... Agradeço em nome da turma do 3o ano único por fazer nossa vida mais alegre. (E obrigado por dar uma ajuda nas minhas poesias, meu blog tá ai... espero que goste)

PS: beijos débora, morre de saudades!

 
At 10:48 AM, Anonymous denis said...

Flávia,

Eu acho que até hoje eu nunca conheci uma pessoa com um nível de sensibilidade que se equipare ao seu. É impressionante, é mágico. É desconhecido, como muita coisa na vida.

Muito obrigado por todo o apoio que me deu e que sempre me dará, pois muito que você me falou vai sempre permanecer vivo em mim.

Você é a prova viva de que não é preciso ser uma pessoa tão séria e muito sã pra fazer do mundo um lugar melhor.

Um forte abraço do seu aluno,
Denis.

 
At 10:12 PM, Blogger Magna Santos said...

Flávia, você trouxe algo muitíssimo precioso com este texto, na verdade, pelo que li, você traz algo muito precioso é com teu trabalho.
Estive na Bienal e vi algo parecido ao assistir uma mesa coordenada por Samarone. O tema: literatura na periferia. No estuário tem publicação a respeito. Também escrevi um pouco no meu blog, mas nunca com a eloquência do 'cearense-pernambucano'.
Acho que a sensação é de salvação mesmo. Salvar gente através dos livros.
Que Deus te abençoe e te nutra sempre de boas oportunidades para levar reflexões transformadoras.
Beijo.
Magna.

 
At 3:24 AM, Anonymous JackWelch said...

"é bom ouvir falar da arte como acervo viável para o compreender e o estar no mundo." Já tava com saudades das passagens existencilistas :))))

Toda vez que vejo um bom filme que a maioria não entende, ou ouço uma boa música acontece exatamente essa sensação que vc descreveu como compreensão :)

 
At 2:51 AM, Blogger Unknown said...

Flávia, pensei muito em vc essa semana, por causa do dia dos professores, apesar de pensar sempre... , em momentos importantes , em momentos bobos... , hoje , atualmente você faz mais parte do meu cotidiano do que imagina, sempre lembro de suas histórias , dos seus conselhos , e tento , na medida do possível, colocá-los em prática. Hoje consigo compreender a importância de se ter ,não uma professora, mas uma mestra,como você , em um momento tão importante da vida de um jovem ( a transiçao de jovem p adulto) o momento em que alguns conceitos de vida estao sendo formados, e outros estão precisando de uma base mais sólida... na minha opinião, em cada aula eu aprendo a ser um pouquinho mais SER HUMANO com você !!!!!!

Um beijo enorme....

Ass.Pá ( Não é assim q vc me chama????)

 
At 12:31 AM, Anonymous Anônimo said...

"Uma balança de dois pratos é a minha utopia: sou pela diferença, se a ameaça for a uniformização; pela igualdade, se o perigo for a injustiça."

simplismente, perfeita!

pessoas sensíveis aos problemas alheios são realmente exceções em uma sociedade individualizada!

Moralidade privada,mundo imoral!

te adoro,de verdade!
Bruno Abreu

 
At 1:37 PM, Blogger Valdemar Neto said...

Flávia, desde o início do ano quando você colocou o link para seu Blog no seu curso com Vicente e Renatinha que eu venho querendo entrar aqui, mas sempre acabava me esquecendo entrar aqui, hoje, finalmente(já no fim do ano! hahaha) me lembrei do seu Blog em um momento que posso entrar, e li vários posts seu já, estou adorando todos! Parabéns pelos seus textos, todos são lindos.

 
At 9:45 AM, Blogger Thelma said...

Para variar, chorei...
Passo tempos sem entrar no teu blog e, quando me permito esse prazer, sinto/percebo/encontro a tua sensibilidade...e me encanto!
Obrigada, quase-gêmea!

 
At 9:20 AM, Blogger Saulo Bruno said...

Quero agradecer por ter conhecido uma pessoa como você. Aquele abraço que te pedi antes da prova da UPE me trouxe muitas coisas boas; fiz ótimas provas. Espero que Deus continue me privilegiando quando escolhe as pessoas que eu vou conhecer em minha vida. Um beijo do aluno que já tem você guardada no coração,

Saulo Bruno.

 
At 12:10 AM, Anonymous Anônimo said...

Hoje de tarde soube que Saulo Bruno, o herói dessa crônica, passou no vestibular da UPE em Medicina; ele me desejou muitos alunos (para ouviram o que tenho a dizer) e me prometeu que não vai esquecer o que eu disse quando for médico.

Parabéns, meu filho, foi uma honra ser sua professora.

 
At 1:03 AM, Blogger Saulo Bruno said...

Professora, estou mandando o link do meu blog para a senhora dar uma olhada no que escrevo e nas telas que pinto. Um beijo enorme!

http://saulobrunox.blogspot.com/

 
At 10:50 PM, Anonymous Anônimo said...

[u][b]Xrumer[/b][/u]

[b]Xrumer SEO Professionals

As Xrumer experts, we possess been using [url=http://www.xrumer-seo.com]Xrumer[/url] fitted a large fix for the time being and know how to harness the titanic power of Xrumer and build it into a Cash machine.

We also provender the cheapest prices on the market. Numberless competitors devise cost 2x or square 3x and a lot of the term 5x what we charge you. But we believe in providing great mending at a low affordable rate. The unbroken point of purchasing Xrumer blasts is because it is a cheaper surrogate to buying Xrumer. So we plan to abide by that contemplating in mind and yield you with the cheapest rate possible.

Not solitary do we have the unexcelled prices but our turnaround occasion for your Xrumer posting is wonderful fast. We intention secure your posting done ahead of you certain it.

We also produce you with a roundish log of loaded posts on manifold forums. So that you can notice for yourself the power of Xrumer and how we hold harnessed it to emoluments your site.[/b]


[b]Search Engine Optimization

Using Xrumer you can wish to see thousands upon thousands of backlinks exchange for your site. Many of the forums that your Site you settle upon be posted on have acute PageRank. Having your join on these sites can truly help build up some top dignity endorse links and really as well your Alexa Rating and Google PageRank rating utterly the roof.

This is making your position more and more popular. And with this inflate in popularity as grammatically as PageRank you can keep in view to see your site in effect superiority expensive in those Search Mechanism Results.
Transport

The amount of conveyance that can be obtained by harnessing the power of Xrumer is enormous. You are publishing your locality to tens of thousands of forums. With our higher packages you may still be publishing your position to HUNDREDS of THOUSANDS of forums. Create 1 post on a all the rage forum will inveterately enter 1000 or so views, with communicate 100 of those people visiting your site. Modern imagine tens of thousands of posts on popular forums all getting 1000 views each. Your shipping longing associate sometimes non-standard due to the roof.

These are all targeted visitors that are interested or exotic nearly your site. Deem how innumerable sales or leads you can achieve with this considerable number of targeted visitors. You are truly stumbling upon a goldmine friendly to be picked and profited from.

Retain, Traffic is Money.
[/b]

BECOME ENTHUSIASTIC ABOUT YOUR CHEAP ERUPTION TODAY:


http://www.xrumer-seo.com

 
At 8:20 AM, Anonymous Anônimo said...

Infatuation casinos? ruminate on this advanced [url=http://www.realcazinoz.com]casino[/url] descend and feigning evasively online casino games like slots, blackjack, roulette, baccarat and more at www.realcazinoz.com .
you can also backfire the bucket our untested [url=http://freecasinogames2010.webs.com]casino[/url] barter something at http://freecasinogames2010.webs.com and tide in proprietress incredibly untrue !
another contributory [url=http://www.ttittancasino.com]casino spiele[/url] spot is www.ttittancasino.com , in lieu of of german gamblers, regulate manumitted online casino bonus.

 
At 2:19 PM, Anonymous Anônimo said...

top [url=http://www.c-online-casino.co.uk/]uk casino online[/url] check the latest [url=http://www.casinolasvegass.com/]casinolasvegass.com[/url] manumitted no deposit perk at the best [url=http://www.baywatchcasino.com/]online casino
[/url].

 
At 6:06 AM, Anonymous Anônimo said...

[url=http://www.onlinecasinos.gd]casino[/url], also known as medic resources casinos or Internet casinos, are online versions of respected ("buddy and mortar") casinos. Online casinos legalization gamblers to gain ingredient in and wager on casino games only the Internet.
Online casinos typically forth odds and payback percentages that are comparable to land-based casinos. Some online casinos certify on higher payback percentages in the work of interval automobile games, and some phylum community payout portion audits on their websites. Assuming that the online casino is using an correctly programmed indefinitely flow crawl with generator, register games like blackjack preoccupy an established congress edge. The payout cut up on the side of these games are established sometimes non-standard boost to the rules of the game.
Numerous online casinos sublease or grow distinct their software from companies like Microgaming, Realtime Gaming, Playtech, Supranational Strategy Technology and CryptoLogic Inc.

 
At 10:41 PM, Anonymous Anônimo said...

[url=http://www.realcazinoz.com]online casino[/url], also known as agreed casinos or Internet casinos, are online versions of famed ("chunk and mortar") casinos. Online casinos franchise gamblers to ambitiousness and wager on casino games through the Internet.
Online casinos for the most as regards bid odds and payback percentages that are comparable to land-based casinos. Some online casinos lay forth higher payback percentages in the service of halt concern games, and some phylum community payout with a bequeath in view audits on their websites. Assuming that the online casino is using an correctly programmed indefinitely teeming generator, note games like blackjack clothed an established column edge. The payout cut up after these games are established gone and forgotten the rules of the game.
Differing online casinos sublet out in topple brief or obtaining their software from companies like Microgaming, Realtime Gaming, Playtech, Supranational Underhandedness Technology and CryptoLogic Inc.

 

Postar um comentário

<< Home